Como usar hashtags na estratégia de marketing digital de sua pequena empresa

Verdadeira febre nas redes sociais, as hashtags podem fazer a diferença e ampliar o alcance de suas postagens. Veja como usar.

Publicado em 26/10/2020

Foto: Envato Elements

As hashtags são um sucesso nas redes sociais e podem ser excelentes aliadas na estratégia de marketing digital do seu pequeno negócio. Tire suas dúvidas e saiba como usar este recurso. 

Primeiro, vale saber: 

  1. O que são as hashtags?
    Hashtag é a junção de hash (nome do símbolo # em inglês) e da palavra tag (que significa etiqueta, em inglês). Nas redes sociais, as hashtags são palavras ou frases antecedidas do símbolo #.
  2. Para que serve uma hashtag?
    Ela serve como um filtro para que o usuário encontre todos os conteúdos relacionados a um mesmo assunto.
  3. Qual a vantagem de incluir uma hashtag em um conteúdo de marketing digital?
    Isso aumenta o alcance do conteúdo postado, fazendo com que ele seja visto por usuários qualificados, com interesse no tema.

Dicas de como criar uma hashtag:

  1. Faça uma boa escolha de palavras
    Utilize palavras-chave, escolhendo os termos mais relevantes e atrativos. Lembre-se de que o objetivo principal é que a hashtag seja facilmente encontrada pelo público.
    Por exemplo, uma pequena empreendedora, que venda pudim, pode colocar como hashtags #pudim #euqueropudim em seus posts nas redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram.
  2. Não use uma hashtag para cada palavra
    Aglutine as palavras para que o conteúdo seja listado de maneira mais assertiva. Por exemplo, usar apenas #delicioso, pode levar o usuário incontáveis conteúdos, enquanto #pudimdelicioso direciona aqueles interessados em pudim.
  3. Não use palavras demais
    Quanto mais direta for a hashtag, mais chance ela tem de ser usada em mais conteúdos e tornar-se relevante. Seguindo o mesmo exemplo, a empreendedora deveria evitar usar algo como: #pudimdeleitecondensadodelicioso
  4. Evite exagerar na quantidade
    Cuidado para não poluir seu conteúdo com muitas hashtags. Além de não ser muito efetivo para o resultado da sua ação de marketing digital, isso deixa o post visivelmente confuso e ocupa o espaço que deveria ser usado para passar sua mensagem. 
  5. Crie uma hashtag para seu negócio ou produto 
    Inclua sempre a hashtag com o nome de sua empresa ou produto nas suas postagens. Isso faz com que seus clientes encontrem facilmente todas as postagens relacionadas ao seu negócio.
  6. Não use acentos, nem vírgulas
    O acento, inclusive, pode gerar problemas no momento da rede social criar o link de indexação. Não é preciso, também, separar as hashtags utilizadas por vírgulas. Continuando no exemplo da empreendedora que comercializa pudins, o correto para anunciar uma promoção seria usar #promocaopudim #pudimdelicioso.
  7. Avalie incluir sua localização
    Para negócios locais, a indicação da cidade ou região onde se atua é algo interessante. Esta é uma forma para direcionar os clientes que realmente vão conseguir consumir sua marca. Desta forma, o exemplo da venda de pudim ficaria: #pudimSP ou #pudimMorumbi (indicando um bairro da cidade de São Paulo). 
  8. Pesquise o que está sendo usado, mas use com cuidado
    Vale a pena ficar de olho nas hashtags mais populares no momento da postagem, e tentar associar seu conteúdo a elas. O Twitter fornece uma pesquisa avançada de hashtags populares e o Instagram até sugere várias opções, com base na popularidade. No exemplo da venda do pudim, é possível aproveitar “ondas” como, por exemplo, um dia em que #vontadede esteja em alta para incluir esta hashtag junto com as demais: #vontadede #pudim #pudimdelicioso #pudimSP
    Dois cuidados são necessários, porém. O primeiro é sempre usar algo que esteja relacionado com a postagem. Ao usar um assunto popular apenas pelo alto volume de postagem, você não irá atrair pessoas que realmente estejam interessadas no seu assunto e isso pode soar bastante antipático caso as pessoas percebam a associação indevida. O segundo ponto de atenção é ficar muito atento a hashtag que se tornam populares, mas são pejorativas ou estão relacionadas a algo negativo. Jamais associe sua marca a este tipo de conteúdo somente com o objetivo de tentar ampliar o alcance da postagem.

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