Posts no Instagram: vá muito além da divulgação de produtos ou promoções

Saiba como usar o Instagram para atrair e fidelizar clientes

Publicado em 13/10/2020

Foto: Envato Elements

O Instagram vem ganhando cada vez mais relevância entre as redes sociais. Um relatório da SocialBakers apontou que, no último trimestre de 2019, o Instagram superou, pela primeira vez, o Facebook em volume de interações entre os usuários, considerando o comportamento dos 50 perfis corporativos mais famosos nas duas redes sociais. O estudo registou, ainda, um aumento de 40% nos investimentos em anúncios no Instagram. Por isso, vale a pena saber como usar o perfil do Instagram do seu pequeno negócio para atrair e fidelizar clientes.

O primeiro ponto é estabelecer um calendário para as postagens, mantendo regularidade. Invista em textos curtos, belas imagens e tenha muito cuidado para não cometer erros de português. O mais importante, porém, é saber que é possível – e mais efetivo - ir muito além de promoções ou da simples divulgação de produtos e serviços. 

Use o Instagram para compartilhar:

Atualidades sobre seu segmento – vale comentar sobre novidades e tendências do seu segmento de atuação, que sejam de interesse do seu público consumidor. Isso demonstra que sua marca está atenta às transformações do mercado, além de ajudar a consolidar o perfil como uma referência no assunto. 

Dados e pesquisas interessantes – compartilhe estatísticas e resultados de pesquisas relacionadas aos seus produtos, serviços ou segmento de atuação. Atenção: não compartilhe informações sem antes checar se são verdadeiras e sempre cite a fonte. 

Bastidores do seu pequeno negócio – o dia a dia da sua pequena empresa também pode ser interessante para seu cliente. Por exemplo, a foto de um treinamento mostra que a empresa investe na atualização dos profissionais; a separação para reciclagem das embalagens de produtos recebidos revela uma ação sustentável. Também vale apresentar, aos poucos, as pessoas da equipe. É uma forma de valorização do time e de humanizar a relação da sua empresa com o cliente.

Diferenciais dos seus fornecedores – você tem um restaurante e as verduras vêm de um pequeno produtor orgânico? Conte isso no perfil, com uma bonita foto tirada no momento do recebimento dos produtos.

Depoimentos de clientes – seu negócio recebeu um elogio? Divulgue. Um cliente demostrou ter ficado encantado com o atendimento? Peça para ele gravar um depoimento sobre a experiência e faça uma postagem.  

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