Mais de 5,4 milhões de pessoas dependem da renda de um MEI

Pesquisa entrevistou mais de 10 mil microempreendedores individuais no país

Publicado em 16/09/2019

Mais de 5,4 milhões de pessoas dependem da renda de um MEI
Foto: Pixabay

O número de microempreendedores individuais (MEI) que se formalizam no país vem crescendo nos últimos anos – e esses profissionais representam hoje uma parcela significativa quando o assunto é fonte de renda. De acordo com a 6ª pesquisa Perfil do MEI, feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a renda obtida como MEI é a única fonte de recursos de 1,7 milhão de famílias no país – ou 5,4 milhões de pessoas no país, considerando quatro pessoas por família.

A renda média familiar do segmento MEI chegou a R$ 4,4 mil, o equivalente a pouco mais de quatro salários mínimos, segundo a pesquisa.

Para traçar o perfil, o estudo entrevistou 10.339 microempreendedores individuais entre 1º de abril e 28 de maio deste ano em todos os estados brasileiros. A atividade de microempreendedor individual é a única fonte de renda para 76% dos entrevistados.

A pesquisa também mostra os motivos que levaram microempreendedores a buscarem a formalização. Para 61% deles, o cadastro MEI chamou a atenção por conta dos benefícios do registro, como ter uma empresa formal e a possibilidade de emitir nota. Outros 25% destacaram os benefícios previdenciários, enquanto 14% deram outros motivos diversos.

“Os resultados do levantamento mostram que 33% dos MEI estavam na informalidade (como empreendedores ou empregados) antes de optarem pelo registro como MEI. Deste universo, 48% empreendiam sem CNPJ por 10 anos ou mais”, destaca o Sebrae.

O levantamento ainda mostra que os jovens, na faixa etária de 18 a 29 anos de idade, lideram o ranking dos que procuram autonomia financeira como MEI (41%). “Contudo, o percentual de microempreendedores cai à medida que o empreendedor envelhece. Entre 30 a 39 anos, (37%); dos 40 a 49 (32%) e os com mais de 50 anos registram 21%”, afirma o estudo.


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