8 hábitos para o empreendedor que deseja se reinventar

Adotar novos hábitos e práticas pode fazer de você um empreendedor ainda melhor

Foto: Envato Elements

Não há uma regra que defina qual é o segredo do sucesso no mundo do empreendedorismo. No entanto, existem diferentes hábitos que podem contribuir para o processo de crescimento profissional ao serem adicionados à rotina.

Pensando nisso, reunimos 8 hábitos e práticas que podem ajudar o empreendedor que deseja se reinventar. Confira a seguir.

1. Acorde cedo
Sair da cama cedo é um hábito difícil para muitas pessoas, mas pode tornar as suas tarefas bem mais produtivas. Diversos empreendedores relatam ter o hábito de acordar antes das seis horas da manhã todos os dias, para ter tempo de fazer suas atividades profissionais e também de praticar seus hobbies.

2. Aprenda
Encontre formas de aprimorar o seu aprendizado e aumentar o seu conhecimento constantemente. Participe de workshops e eventos sobre negócios, desenvolva novas habilidades, leia livros, assista a filmes e seriados e ouça podcasts.

3. Tenha um mentor
Uma das chaves do sucesso de muitos empreendedores foi ter a ajuda de um mentor para enfrentar os obstáculos e desafios do dia a dia. Encontre alguém mais experiente, que possa mostrar os melhores caminhos.

4. Experimente
Não tenha medo de experimentar: teste atividades e projetos novos. Alguns alcançarão o sucesso e outros não. O mais importante na arte de experimentar é não ter medo de tentar e saber que o fracasso faz parte do processo de crescimento.

5. Faça novas listas todos os dias
É fundamental atualizar tanto as suas listas de tarefas, como as de desejos e sonhos. Tente fazer isso diariamente. Crie novos objetivos e metas e dedique sua atenção e energia a eles.

6. Seja honesto
Um bom empreendedor deve agir com sinceridade em relação a si próprio e com os outros. Se o seu negócio falhar, por exemplo, seja humilde e conte às pessoas. Ser honesto é um dos caminhos para superar os erros e enfrentar seus anseios.

7. Fortaleça o seu networking
Com as redes sociais, é cada vez mais fácil construir e manter uma boa rede de contatos. Esteja sempre conectado com as pessoas que podem ajudá-lo a ser um profissional melhor.

8. Ouça as pessoas
Saia da sua zona de conforto e preste atenção nas opiniões das outras pessoas: colaboradores, fornecedores, CEOs e familiares. Todos eles merecem ser ouvidos. Muitas ideias inovadoras podem surgir a partir de conversas com os outros.


Leia também: Como fazer uma entrevista de emprego sem cometer erros