Saiba como empreender em casa em 2021

Veja dicas de negócios que podem ser feitos de forma autônoma sem sair de casa

Publicado em 14/05/2021

mulher empreendendo em casa

Em 2020, com a crise gerada com a pandemia do novo coronavírus, vimos boa parte da população brasileira perder o emprego e, a partir disso, procurar novas soluções que pudessem gerar a própria renda.

Dado esse cenário de instabilidade econômica, o empreendedorismo vem ganhando cada vez mais força, a partir do momento que, começar um novo negócio, como empreender em casa, se torna uma saída viável para milhares de brasileiros. Além de ser uma oportunidade de colocar em prática sonhos, é um desafio para quem nunca teve a chance de ser seu próprio chefe e tocar um negócio “para chamar de seu”.

Se você está procurando ideias para empreender em casa em 2021, veio para o conteúdo certo! Confira nossas sugestões para trabalhar como autônomo e conseguir renda sem sair de casa.

  • Qual é o melhor negócio para abrir em casa?
  • O que posso empreender em casa?
  • Como empreender de forma simples?
  • Porque empreender em casa?

Qual é o melhor negócio para abrir em casa?

Em primeiro lugar, é preciso pensar nas suas habilidades e quais os negócios viáveis para desenvolver, tendo em vista o espaço que se tem em casa e valor disponível para investimento (caso seja um negócio que demande investimentos iniciais, como compra de materiais e etc).

É importante refletir se seu foco será mais digital, por exemplo, na realização de trabalhos que podem ser feitos online, neste caso, cadeira, mesa e computador já são suficientes – e, geralmente, não demandam investimento adicional.

Porém, se sua intenção é vender refeições ou receber clientes em casa para realizar serviços, como cabeleireiro, por exemplo, precisa-se ter em vista que será necessário investir em produtos e num espaço adequado e adaptado para exercer tais atividades.

Como empreender de forma simples?

Aquela pergunta que não quer calar: dá para empreender de forma simples? Sim, claro que dá! Hoje, com a internet, é possível empreender sem gastar um centavo com investimento de materiais, apenas oferecendo serviços digitais. Oferta de serviços que não demandam compra de produtos são exemplos de negócios simples que podem ser realizados em casa sem que seja necessário capital de investimento.

#Dica: Confira nosso manual de ideias para empreender com pouco dinheiro em 2021

O que devemos levar em conta no início de um negócio e precisa ser considerado em qualquer tipo de empreendimento, são alguns pontos fundamentais:

  1. qual o seu produto ou serviço?
  2. quem seria o seu cliente?
  3. quais seriam seus principais concorrentes?
  4. qual a sua capacidade de produção? Você dispõe de quanto tempo no dia para esse empreendimento?
  5. é necessário dispor de algum valor de investimento para compra de materiais, produtos ou equipamentos?
  6. se trata de um negócio local? Qual será a abrangência do seu negócio?
  7. pense no marketing! Como você pensa em divulgar seus produtos ou serviços?

Responda essas 7 perguntas e analise a viabilidade de colocar tudo isso em prática. Se você considerou simples, já dá para começar, certo?

cursos online para empreendedores

O que posso empreender em casa?

Já comentamos anteriormente sobre algumas possibilidades de empreendimento em casa, como a questão da oferta de serviços online. Agora vamos mostrar outras dicas que estão se tornando tendência em 2021.

Serviços e soluções digitais

Não tinha como não ser nossa primeira grande dica, afinal, a área de tecnologia vem ganhando cada vez mais força, demanda muita mão de obra e ideias inovadoras.

Se você já é um profissional da área ou tem habilidades no setor, vale a pena apostar em um empreendimento relacionado. Alguns dos nossos destaques são:

  • desenvolvimento de soluções digitais básicas, como aplicativos;
  • elaboração de softwares;
  • webdesign;
  • desenvolvimento de sites (front-end e back-end).

Além de não demandar muitos equipamentos, também não é necessário investir financeiramente na divulgação dos seus serviços ou soluções. Basta criar um portfólio para apresentar os seus trabalhos e realizar networking. Hoje já existem muitas plataformas que permitem a divulgação de portfolio e interação, como 99Freelas e Workana.

Delivery de marmitas e refeições

Faça da cozinha da sua casa o seu próprio restaurante! Se você tem dotes culinários, é possível investir na produção de marmitas e refeições. Só irá precisar investir nos produtos alimentícios. Hoje já é possível se cadastrar nos aplicativos de delivery mais utilizados do mercado e selecionar a opção de plano com entregador. Dessa forma, não é necessário pensar em custos com entrega ou criação de loja virtual própria, ficam todos por responsabilidade do aplicativo.

#Dica: veja o nosso post especial sobre como trabalhar com iFood, UberEats e Rappi ;)

Produção de conteúdo online

A internet possibilita diversos caminhos para quem é criativo e tem tempo e vontade de produzir conteúdo original e de qualidade.

É possível trabalhar como produtor de conteúdo em vários sentidos, desde conteúdos textuais aos audiovisuais, desde profissional redator freelancer à influenciador. É possível trabalhar nas mídias sociais ou oferecer seus serviços em sites de trabalho freelancer, como Rock Content e GetNinjas.

Atendimentos e consultorias pela internet

Se você é um profissional da saúde, da estética, de psicologia, RH e/ou marketing digital, saiba que há muitas possibilidades para empreender sem sair de casa!

Desde o início da quarentena da Covid-19, diversas consultorias online nasceram e ganharam força, se tornando cada vez mais populares. A possibilidade do teleatendimento é uma realidade que pode ser considerada para inúmeros setores.

Venda de produtos online

Seu sonho é ter uma loja? Já pensou que dá pra criar sem sair da sua própria casa?

Ter um e-commerce ou atuar em lojas virtuais é outra realidade que vem ganhando cada vez mais adeptos. A confiança dos brasileiros no processo de compras online tem sido cada vez mais constante. Ou seja, se você possui produtos próprios e quer montar a sua marca, vale a pena pensar neste tipo de empreendimento.

Alguns produtos que podem ser comercializados são:

  • artesanatos;
  • vestuário: sapatos e roupas;
  • alimentos (refeições e bebidas);
  • artigos de decoração e etc.

Para a divulgação, basta montar um perfil do seu negócio nas mídias sociais e caprichar no marketing!

Porque empreender em casa?

Ser empreendedor demanda tempo, busca por clientes e persistência. Porém, vimos aqui que, a depender do seu tipo de negócio, empreender em casa é possível e pode ser realizado com pouco ou até mesmo nenhum investimento financeiro.

Ou seja, empreender em casa é uma ótima saída para quem não quer abrir um negócio muito elaborado ou ter muitos gastos.

Nossa dica final para que você tenha bons resultados é que se faça um planejamento, assim, é possível começar da maneira certa, evitando imprevistos e garantindo o sucesso!

Aprenda mais sobre Gestão e Negócios com o Programa Avançar

Com foco no desenvolvimento do pequeno empreendedor, o Programa Avançar traz uma série de conteúdos gratuitos que auxiliam na gestão do seu negócio. São cursos online e podcasts atualizados com as novidades do mercado, dentre outras vantagens exclusivas:   

>>  Cadastre-se gratuitamente no Programa Avançar <<