Empreendedorismo no Brasil: cenário atual e o que esperar para os próximos anos

Publicado em 24/06/2021

empreendedor brasileiro

De acordo com os recentes levantamentos feitos pelo SEBRAE e próprio Governo Federal, o empreendedorismo no Brasil vem crescendo muito nos últimos anos.

Só na última década, tivemos um significante aumento do número de empreendedores brasileiros nos mais diversos segmentos e atividades econômicas. Essa tendência, muito proporcionada pelo cenário de instabilidade econômica o qual passamos, vem gerando um cenário positivo para quem quer começar seu próprio negócio e investir numa ideia que proporcione sua própria renda.

Trouxemos neste conteúdo algumas das principais questões sobre empreendedorismo no Brasil e o que esperar para os próximos anos.

Qual é a situação atual do empreendedorismo no Brasil?

Podemos dizer que a atual situação para quem quer empreender no Brasil é estimulante, já que devemos ter, em breve, uma retomada da economia.

O Brasil, assim como o mundo todo, enfrenta uma das suas piores crises financeiras alavancada pela pandemia da Covid-19, que trouxe inúmeras consequências para diversos setores.

Até muito por conta da necessidade de recomposição de renda, ocasionada pelo alto número de demissões do mercado, em 2020 o Brasil teve o maior número de novos empreendedores de sua história. Ou seja, muitas pessoas decidiram investir num negócio próprio por subsistência ou renda extra, já que muitos também tiveram redução de trabalho e jornada.

Nesse cenário, os MEIs (microempreendedores individuais) são os que tiveram maior aumento. Segundo Dados do Portal do Empreendedor, o Brasil teve um crescimento dentre os empreendedores dessa categoria de 13,23% - de março a dezembro de 2020.

No total, 3,36 milhões de novas empresas foram abertas em 2020, somando um total recorde de 19,9 milhões de negócios em funcionamento no país

O empreendedorismo digital foi o que mais se desenvolveu e estimulou esse crescimento, a partir do momento que novas oportunidades nascem a partir de negócios totalmente online, que podem ser iniciados sem sair de casa. Ou seja, o baixo custo de investimento e flexibilidade também é algo que tem chamado muito a atenção dos novos empreendedores, que são cada vez mais jovens.

O que esperar para os próximos anos?

Como já colocamos, o ano de 2020 trouxe inúmeros desafios econômicos, o que gerou o número recorde de novos empreendedores registrados da história do Brasil.

Tendo em vista o atual cenário da pandemia e o avanço na vacinação, é possível que até o fim de 2021 tenhamos resultados parecidos com os de 2020 – já que cada vez mais brasileiros têm buscado inovar e visto no negócio próprio a melhor saída para o momento de crise financeira.

Dentre as nossas dicas para quem quer começar a investir na sua própria empresa com baixo custo em 2021, destacamos o empreendedorismo digital e negócios que podem ser feitos dentro de casa.

#Dica: confira nosso artigo completo e saiba como empreender em casa em 2021 😉

A inovação e a tecnologia tendem ser os pilares do empreendedorismo para os próximos anos. Ou seja, a digitalização de processos e novos negócios digitais devem ditar um novo mercado, cada vez mais conectado e acessível.

Também pensando na questão da acessibilidade e abertura de novos negócios, podemos esperar uma maior desburocratização da formalização para os próximos anos, como a diminuição do tempo de viabilidade e de processos. 

Caso você esteja dentre os brasileiros que desejam empreender em 2021, conheça mais sobre o Programa Avançar! Para ser ter sucesso com o seu negócio, sabemos que é necessário investir em capacitação para uma boa gestão, por isso, aqui você encontra cursos online totalmente gratuitos voltados para as principais necessidades dos novos empreendedores.

Conheça o nosso curso gratuito de Empreendedorismo

Um verdadeiro guia para o empreendedor: tudo o que precisa ser considerado na hora de começar um novo negócio. Um curso completo para quem está pensando em se tornar um empreendedor, mas que também serve para quem está começando ou quem deseja aprimorar a gestão de um pequeno negócio. Veja o que você vai aprender durante o curso: 

Empreendedorismo: tudo o que você precisa saber 

Como analisar suas ideias para abrir um negócio e fazer a melhor escolha; o que é preciso saber sobre o seu futuro negócio; passo a passo de como realizar um plano de negócios. 

Como manter o dia a dia 

Como fazer o fluxo de caixa; o que é capital de giro; como escolher o crédito mais adequado para seu negócio; quais são as soluções para pagamentos e recebimentos que ajudam na rotina financeira da pequena empresa; como renegociar dívidas; como identificar o momento de expandir o negócio. 

Consórcio 

Como funciona o consórcio e como ele pode ser um aliado na aquisição de bens para a expansão de uma pequena empresa. 

Seguros

Quais modalidades de seguro ajudam a proteger a pequena empresa; traduzindo o “segurês”: o que significa cada um dos termos técnicos envolvidos na contratação de um seguro. 

 [CURSO COMPLETO] Acesse o curso de Empreendedorismo 

Saiba mais sobre o Programa Avançar

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio. São cursos online e podcasts atualizados com as novidades do mercado, dentre outras vantagens exclusivas:   

>>  Cadastre-se gratuitamente no Programa Avançar <<