Saiba como abrir uma conta de microempreendedor individual (MEI)

Publicado em 16/07/2021

mei

Quem é microempreendedor individual (MEI) sabe que é muito importante manter a organização financeira do seu negócio, afinal, saber controlar os gastos pode ser diferencial para o crescimento saudável do seu empreendimento.

Por isso, ter uma conta bancária MEI é recomendado. Isso porque, quando os pagamentos e outros serviços do seu negócio são realizados na conta pessoal, fica mais difícil manter uma gestão, já que as entradas e saídas podem se confundir com as pessoais.

Além de facilitar o controle financeiro, ainda há muito mais vantagens para o microempreendedor que decide abrir uma conta PJ. Continue neste conteúdo e confira com a gente!

O que é uma conta de microempreendedor individual?

Uma conta de microempreendedor individual se trata de uma conta bancária criada com CNPJ MEI.

Todo MEI possui um CNPJ vinculado, que se trata da formalização do seu trabalho como profissional perante os órgãos públicos. Todo o processo de inscrição, alteração e baixa é realizado pela página do Portal do Empreendedor.

Como já dissemos, quem é MEI não tem a obrigação de abrir uma conta bancária para o seu negócio. Porém, além da vantagem do controle financeiro que uma conta PJ proporciona, também há outros benefícios, como facilidades para conseguir linhas de crédito e produtos financeiros com condições especiais.

É importante frisar que uma boa gestão contribui para a saúde financeira do negócio. Algo essencial para o microempreendedor individual, pois facilita no cumprimento de obrigações, como a Declaração Anual do MEI (DASN - SIMEI), que exige a relação dos ganhos anuais da empresa.

Vantagens

São muitas as vantagens de uma conta MEI. Além de manter a organização e gestão financeira do seu negócio (fundamental para evitar problemas no orçamento) uma conta bancária PJ também viabiliza o acesso a crédito e demais benefícios bancários que são exclusivos para empresas. Porém, por se tratar de uma conta específica para o microempreendedor individual, existem descontos em taxas e contratações de serviços.

Confira uma relação das principais vantagens:

  • Acesso a empréstimo para financiar o negócio;
  • Controle financeiro ao separar as contas de pessoa física e de pessoa jurídica (controle das entradas e saídas);
  • Acesso a serviços financeiros específicos para pessoas jurídicas como linhas de crédito e financiamentos com taxas diferenciadas;
  • Emissão de boletos;
  • Aplicações financeiras e investimentos.

Qual é o melhor banco para abrir uma conta MEI?

Para descobrir o melhor banco para abrir uma conta MEI, sugerimos que seja feita uma análise das vantagens apresentadas por cada instituição financeira. Hoje são muitas as opções no mercado que apresentam taxas e produtos diferenciados. Por isso, busque por maiores detalhes antes de tomar sua decisão.

A conta MEI do Santander, por exemplo, tem um custo mensal de R$ 29 e outras vantagens no pacote de serviços, como:

  • 1 DOC/TED grátis por mês;
  • Acesso ao microcrédito Prospera;
  • 5 dias sem juros na conta MEI;
  • 50% de redução no pacote para faturamentos acima de R$ 3 mil/mês na maquininha Superget;
  • Santander ON Empresas;
  • CoPiloto Santander para gestão do fluxo de caixa;
  • Atendimento especializado de segunda à sexta-feira por e-mail, chat e telefone.

Como abrir uma conta no banco sendo MEI?

Como já comentamos, a conta para o MEI tem o mesmo formato da conta PJ, já que é feita em nome da empresa e vinculada ao CNPJ. Sendo assim, ela tem todas as vantagens para acompanhamento das transações financeiras do seu negócio. Diversos bancos ofertam a possibilidade da conta MEI e o processo de abertura varia de acordo com cada instituição.

Para abrir uma conta como MEI no Santander é simples, 100% digital e precisa de apenas 3 documentos, confira:

  • Documento de identidade (RG ou CNH)
  • Número de CPF
  • Certificado de MEI

Basta acessar a página de abertura de conta e seguir as indicações 😉

abertura de conta mei

Conheça os benefícios do Programa Avançar para o MEI

Quem é microempreendedor individual (MEI) sabe que é muito importante contar com capacitação e apoio financeiro, que podem ser diferenciais no seu desenvolvimento profissional e também da sua empresa.

Com foco no desenvolvimento do empreendedor, trazemos uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio como MEI. São cursos online e podcasts atualizados com as novidades do mercado, dentre outras vantagens exclusivas:   

>>  Cadastre-se gratuitamente no Programa Avançar <<

*Fontes: https://www.santander.com.br/conta-pessoa-juridica/mei e https://www.santander.com.br/conta-pessoa-juridica. Data da publicação: 16/07/2021