Conquistar clientes e vender mais são as principais dificuldades para donos de pequenos negócios

Pesquisa realizada pelo Sebrae consultou mais de 10 mil empreendedores

Foto: Envato Elements

As principais dificuldades encontradas pelos donos de pequenos negócios no Brasil são a conquista de clientes e o aumento de vendas. Essas barreiras levam muitas empresas a encerrarem suas atividades. As informações foram divulgadas em uma pesquisa feita pelo Sebrae com mais de 10 mil empreendedores de todo o país.

Outro obstáculo apontado pelas micro e pequenas empresas para o desenvolvimento de seus negócios é a alta carga tributária. Um a cada três empreendedores admitiram já ter atrasado o pagamento de algum imposto, de acordo com o levantamento.

Números da pesquisa:

  • 24% avaliam a dificuldade de conquistar a clientela como maior desafio
  • 17% reclamam da carga tributária
  • 52% desejam maior qualificação nas áreas de controle e gestão financeira
  • 44% ainda não sabem usar as redes sociais
  • 31% já deixaram de pagar algum tipo de imposto
  • 31% já buscaram e conseguiram empréstimo
  • 18% começaram a empreender por necessidade
  • 50% estão no negócio por ter tido conhecimento ou experiência

Gestão financeira e outras carências

O estudo também revela uma deficiência na gestão financeira das pequenas empresas do país. Mais da metade dos entrevistados (52%) admitiram que necessitam de uma maior capacitação na área de controle e gestão financeira. Outros 47% afirmam que precisam de qualificação na área de propaganda e marketing e 44% enfrentam ainda dificuldade com a gestão das redes sociais da empresa. Outra carência apontada por boa parte dos entrevistados (42%) é saber atender melhor o cliente e buscar orientação para a obtenção de crédito ou empréstimo.

 

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