Novos hábitos: categorias do varejo em crescimento em 2020

Com a pandemia, novos segmentos ganham destaque para os consumidores

Publicado em 28/08/2020

Foto: Envato Elements

A pandemia do coronavírus trouxe impactos nos hábitos de consumo em diversas categorias. Enquanto muitos setores perderam relevância em meio ao contexto de isolamento social e, consequentemente, de mais atividades dentro de casa, algumas categorias vêm se destacando nos últimos meses.

Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) indica o aumento da digitalização do consumo, com mais compras sendo realizadas de forma on-line e com maior utilização de meios de pagamento digitais.

Muitos brasileiros estão experimentando o e-commerce em diversas categorias, o que vem impulsionando esse canal de vendas durante a pandemia e promete mantê-lo em evidência. De acordo com o estudo, 52% dos entrevistados está comprando mais em sites e aplicativos e 70% pretendem continuar comprando mais online do que faziam antes da pandemia do coronavírus.

Além de terem se tornado mais digitais, as compras também estão mudando em relação às categorias. De olho nos segmentos que estão em crescimento no varejo neste ano, o Google lançou uma ferramenta que indica quais nichos estão despertando mais interesse nas pesquisas realizadas em sua plataforma. As informações podem ser filtradas por país e por período.

Confira a seguir as principais tendências de categoria no Brasil neste ano:

  • Moldes para artesanato – que inclui consultas por "tijolinho de gesso", "moldes de silicone", "molde para vaso de cimento", "forma de silicone para sabonete", "molde de silicone para vaso", entre outros termos;
  • Escadas – que inclui consultas por "escada pré moldada", "escada flutuante", "escadas internas", "escada caracol de concreto", entre outros termos;
  • Peças para freio de bicicleta – que inclui consultas por "freios de bicicleta", "freio v brake", "pastilha de freio bike", entre outros termos;
  • Canis – que inclui consultas por "american bully", "bulldog", "bulldog francês", entre outros termos;
  • Kits de bordado – que inclui consultas por "bordado", "bordado livre", "agulha mágica", "bordado ponto cruz", entre outros termos;
  • Cortadores de azulejos e telhas – que inclui consultas por "riscadeira", "riscadeira de porcelanato", "cortador de piso manual", "riscador de cerâmica", entre outros termos;
  • Acompanhamentos e aperitivos prontos – que inclui consultas por "coxinha de frango", "quiche de alho poró", "catupiry", "batata palito", entre outros termos;
  • Construção de maquetes – que inclui termos como "fusca", "gs 1200", "bmw 1200", "motorhome", "ducati diavel", entre outros termos;
  • Instrumentos odontológicos – que inclui termos como "fotopolimerizador", "kit academico kavo", "descolador de molt", entre outros termos;
  • Iogurte – que inclui consultas como "iogurte natural", "iogurte desnatado", "iogurte grego", entre outros termos.

Tenha acesso aos conteúdos exclusivos do Programa Avançar, feitos para ajudar você a desenvolver o seu negócio! Cadastre-se em nosso portal e confira.