Case de Sucesso: Rech Tratores contrata estagiários com o Programa Universitário - Empresa

Estudantes estão alocados nas unidades de Itajaí, em Santa Catarina

Publicado em 12/12/2016

tres-estagiarios-empresa-noticiasFoto: Shutterstock

No mercado desde 1994, o Grupo Rech atua na importação e distribuição de peças para máquinas pesadas, tratores rodoviários e agrícolas em todo o Brasil. Atualmente, o Grupo possui três divisões de atuação: Rech Tratores peças, Rech Máquinas e Rech Agrícola peças.

No seu primeiro processo seletivo com o Universitário Empresa, uma iniciativa do Santander Negócios & Empresas em parceria com o Santander Universidades, a empresa Rech Tratores contratou três estagiários. Jones, Waldir e Natália integram as áreas de Fiscal e Logística desde agosto de 2016.

Aos 31 anos e cursando o quarto semestre de administração na Univali (Universidade do Vale do Itajaí), Jones Santos conseguiu seu primeiro estágio. “Fui escolhido na faculdade por causa das minhas notas e os destaques em sala de aula. Me avisaram da oportunidade e me inscrevi assim que pude”, relembra.

Responsável pelo lançamento de notas fiscais e outros pagamentos da empresa, Jones, que nunca havia trabalhado no setor administrativo, está conseguindo por em prática tudo o que vem aprendendo na faculdade. “Trago o máximo que posso do conteúdo da aula para o trabalho e o que aprendo no emprego procuro levar para meus colegas de classe”, explica, ao mencionar que antes de ingressar na Univali, só tinha tido experiências em áreas operacionais.

O desenvolvimento oferecido pelo estágio despertou em Jones a vontade de seguir na área. “Se entrei na faculdade esperando uma mudança em minha vida, com certeza consegui alcançá-la. Agora que vi meus resultados na empresa, almejo fazer uma pós-graduação e me especializar cada vez mais. Com o estágio, pude perceber que minha carreira pode ser mais estruturada e meu futuro profissional bem melhor”, diz.

Outro aluno de administração da Univali, Waldir Manoel, 25 anos, está no penúltimo ano da faculdade e também não havia conseguido emprego ainda. “Já havia ajudado em alguns negócios familiares, mas não possuía experiência profissional em empresas. O que estava me preocupando, pois ano que vem me formo”, conta.

O estudante ingressou na Rech como estagiário de Logística, área criada recentemente na empresa. Participando ativamente da construção do novo setor, Waldir está responsável pelas cotações, cálculos e contato com clientes e fornecedores e vem desenvolvendo não só funções administrativas, como também sua comunicação. “Como trabalhamos muito em equipe, estou conseguindo melhorar minha interação com o público, o que não aprendi nas aulas da faculdade”.

Coincidentemente, Waldir começou a ter aula de logística em seu curso bem no semestre em que ingressou na Rech Tratores. Por isso, está conseguindo alinhar o trabalho aos estudos, mantendo-se sempre atualizado em suas funções. Para ele, o Programa apresentou caminhos que ele não imaginava que poderia seguir. “Quero continuar fazendo carreira em logística, principalmente porque estou enxergando minha participação no desenvolvimento da nova área”.

Para completar o trio de estagiários: Natália Leal, mais uma aluna de administração da Univali. Em seu primeiro estágio, a aluna que está indo para o terceiro ano da faculdade está enfrentando cada dia dentro da empresa como um novo aprendizado. “Eu queria muito a vaga e consegui, por isso todos os dias tento absorver o máximo que posso para continuar dando o melhor e contribuir cada vez mais”, conta.

A garota de 20 anos já havia trabalhado como menor aprendiz na área administrativa e hoje ocupa o cargo de estagiária da área de Fiscal, sendo responsável também pelo lançamento de notas da organização, além da produção de relatórios para sua equipe. “Se eu pudesse definir a experiência em uma palavra seria excelente, não poderia estar mais feliz com essa oportunidade”.

Satisfeita com os resultados obtidos com os novos estagiários, Denise Souza, Coordenadora de Gestão de Pessoas da Rech Tratores, elogia a iniciativa do Santander Universidades. “Para os estagiários é uma oportunidade de aprimorar o conhecimento acadêmico, capacitando-os para o mercado de trabalho. Para a empresa, os estudantes auxiliam nas demandas e fazem com que os departamentos as entreguem com ainda mais qualidade”.

PROGRAMA UNIVERSITÁRIO - EMPRESA
O Programa de Estagiários para Pequenas e Médias Empresas existe desde 2011 e é uma iniciativa do Santander Negócios & Empresas em parceria com o Santander Universidades. Até o final de 2016, o programa entregará quase mil bolsas a estudantes do ensino superior para estagiar e beneficiará 800 empresas. A bolsa tem duração de quatro meses, com carga horária diário de 4 horas de trabalho e auxílio mensal de R$ 882,00.

A iniciativa tem como objetivo disponibilizar jovens talentos para empresas que desejam impulsionar seu crescimento e inovação, além de aproximar as empresas clientes do Santander aos grandes centros de ensino e de pesquisa tecnológica conveniados ao Santander Universidades no Brasil. Para os universitários, o foco é apoiar sua formação prática e abrir portas no mercado de trabalho.

A divulgação das vagas é de responsabilidade das universidades parceiras, que encaminham os alunos interessados para entrevistas nas empresas, após uma avaliação prévio de um agente integrador. O agente pode ser a própria instituição ou o CIEE, que oferece apoio para a condução do processo seletivo, auxiliando em contratos e outras obrigações legais, e não demanda nenhum custo para o empregador. O perfil, as características da vaga e a escolha do candidato são de responsabilidade da empresa.

Nesta edição, foram convocados alunos matriculados nos cursos de Administração, Economia, Contábeis, Marketing, Engenharias, Agronomia, Nutrição, Zootecnia, Veterinária e outros, das Universidades participantes do Programa de Estágios.

Veja também:
» Quero que minha empresa cresça: as principais notícias sobre gestão, mercado, marketing, estratégia e finanças 
» Conexões: os cases de sucesso que indicamos conhecer
» Cursos online que disponibilizamos para você e seus funcionários
» Construindo Equipes: anuncie suas vagas gratuitamente conosco
» Desenvolvimento: as ferramentas essenciais para gerir o seu negócio