3 maneiras de mapear sua estratégia de negócios

Confira como estruturar seu planejamento do ano de maneira efetiva

Publicado em 15/07/2020

Foto: Envato Elements

Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas devem se atentar à estratégia de negócios da organização: como necessitam se destacar das demais concorrentes, corporações precisam rever suas vantagens competitivas, atuação e posicionamento.

Termo utilizado para descrever o planejamento de uma empresa baseado em objetivos de longo prazo, uma revisão de estratégia de negócios efetiva pode ser feita todo início de ano, a partir dos desafios enfrentados no ano anterior e do que a organização precisa alcançar durante os próximos meses para se manter sólida no mercado.

Confira três maneiras de mapear a estratégia de negócios da sua empresa de maneira efetiva:

Análise SWOT

Antes de pensar em uma nova estratégia, a empresa deve analisar os pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças que o negócio pode enfrentar no novo ano.

O diagnóstico pode ser feito por meio da análise SWOT, ferramenta utilizada para averiguar o cenário de atuação, que auxiliará a organização a antecipar problemas, visualizar potenciais chances, e prevenir-se contra possíveis dificuldades com a concorrência ou com o mercado.

Planejamento estratégico

Para cada início de ano, as empresas devem mapear seus principais objetivos – e como deseja alcançá-los – para comunicar seus funcionários a respeito das metas que terão que cumprir nos próximos meses. Chamado planejamento estratégico, o modelo de negócio deve ser pensado de acordo com os propósitos da organização e os resultados que querem conquistar.

O plano deve ser composto por projeções financeiras, análises competitivas, estudos mercadológicos e quais recursos serão utilizados para atingir as marcas esperadas – é imprescindível que a companhia compartilhe a estratégia com seus colaboradores.

Posicionamento no mercado

As campanhas de marketing de uma empresa devem seguir a estratégia de atuação previamente definida. Para começar o plano, a organização deve definir como deseja se posicionar para o mercado. A partir da definição, será possível criar diversas ações baseadas nos objetivos da companhia.

Na hora de construir o planejamento, que deve ser composto por estratégias de vendas, público-alvo, ofertas sazonais e posicionamento, a empresa deve pensar em mudanças influentes para seu produto ou serviço, a fim de tornar a experiência de seus clientes mais positiva e o crescimento da organização mais certeiro.

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