10 recomendações para tirar uma ideia inovadora do papel com sucesso

Possui dificuldades para tirar uma ideia do papel em sua empresa? Preparamos um passo a passo para você.

Publicado em 03/09/2015

 como-tirar-ideia-inovadora-papel-noticiasFoto: Shutterstock


O sucesso de um novo projeto em uma empresa depende de uma série de atitudes, planejamento e competências. Um turbilhão de ideias inovadoras pode passar pela cabeça de um empreendedor, mas se ele não tiver ousadia e preparação, elas podem ficar apenas na imaginação.

É importante estar atento a questões que podem atrapalhar o processo de implantação de um projeto. Pensando nisso, reunimos 10 recomendações para tirar uma ideia inovadora do papel com sucesso, segundo a professora de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Aurora Carneiro Zen. Confira:

1. Ideias dificilmente se concretizam dentro do escritório
Todas as ideias pensadas por empreendedores podem ser apenas hipóteses se não forem testadas. E, para testá-las, não basta ficar dentro de uma sala: é preciso sair para a rua e estudar com seu público-alvo.

2. O fracasso faz parte do processo
Dificilmente, um empreendedor criará seu produto mais bem-sucedido na primeira tentativa. Falhar é algo recorrente na vida de um empresário. É importante aprender a tentar novamente após cada fracasso.

3. Alterações e testes são necessários
Em muitos casos, produtos de sucesso costumam surgir após uma construção em cima de uma primeira ideia.

4. Seu plano de negócios pode não sobreviver ao primeiro contato com o cliente
Se o empreendedor montar o seu plano de negócios sem nunca testar o produto com o público-alvo, de nada servirá todo o estudo feito. É essencial que o produto seja posto em contato com o cliente.

5. A equipe deve entrar em consenso sobre o mercado escolhido
Se a equipe de empreendedores não concorda com o mercado a ser atacado, o produto dificilmente terá êxito ao entrar em qualquer mercado.

6. Métricas de startups são diferentes de métricas de negócios já existentes
As mudanças tendem a ocorrer mais rapidamente no dia a dia de uma startup. Portanto, as métricas usadas em empresas existentes podem não ser bons indicadores.

7. Preserve seus recursos
Tome cuidado na hora de realizar grandes investimentos enquanto o público não estiver definido. Por outro lado, quando estiver seguro, invista seus recursos.

8. Paixão é tudo
A vontade e a paixão são o que fazem o empreendedor acordar a cada manhã e se reerguer após um fracasso, por exemplo. Assim, certifique-se de que há paixão envolvida na sua ideia de negócio.

Leia também:
» Saiba como estimular o pensamento inovador em uma empresa
» O valor de um plano B na implantação de um projeto inovador