Fatos e curiosidades sobre a produção de soja no Brasil

Produção de grãos em 2017 foi a segunda maior da história – e a soja tem grande participação nessa conquista.

producao-soja-Brasil

As recentes notícias sobre a produção de Soja no Brasil foram positivas. O levantamento da safra de grãos produzido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostra que ela deve chegar a 225 milhões de toneladas em 2017/2018. Abaixo reunimos fatos e curiosidades sobre a produção de Soja no Brasil.

Panorama é de crescimento

Mesmo diante de uma recente queda de 2% em sua produção, registrando 111 milhões de toneladas, a soja vem de um histórico de alta nas últimas duas décadas.

O ano a ano, de acordo com levantamento da Embrapa, proporcionou aumento médio de 3,5 milhões toneladas por período – equivalente a mais de 13%. Na safra de 1996/1997, a produção de soja era de 26 milhões de toneladas, e na de 2015/2016, esse número já era de 95 milhões de toneladas. 

Aumento da área cultivada

O exponencial crescimento dos últimos anos tem relação com o crescimento da área cultivada. A cada ano, de acordo com a Embrapa, a área para cultivo cresceu um milhão de hectares. 

Se for feito um comparativo entre a safra 2016/2017 com a anterior, é possível notar um aumento de 600 mil hectares (ha) de área e de 468 kg/ha, o que resultou em aumento de mais de 17 milhões de toneladas à produção.

No cálculo estabelecido pela Embrapa, do total de 33 milhões de hectares de soja produzidos, dois milhões estavam relacionados ao aumento da área e mais de 15 milhões vieram do aumento da produtividade.

Commodity mundial

Em um cenário de busca por alimentação saudável, a soja passa a receber, cada vez mais, os holofotes da economia mundial e, assim, potencializam os números dessa cultura no agronegócio.  O grão é utilizado na produção de carne de soja, em bebidas, óleos alimentícios e, até mesmo, nos biocombustíveis.

Grandes produtores brasileiros

Mato Grosso é o Estado com maior produção de soja no Brasil – é também a unidade que registra maior crescimento na produção.  Em segundo lugar no aumento da produção anual está o Paraná e, em terceiro, o Rio Grande do Sul.